Amazônia deve pensar em tecnologia e sustentabilidade ao mesmo tempo

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Caso tenha alguma dúvida, consulte nossa Política de Privacidade.

Prosseguir

setembro 18, 2020

Para ABDI, Amazônia deve pensar em tecnologia e sustentabilidade ao mesmo tempo

O presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Igor Calvet, que foi um dos debatedores do encontro online sobre funding em agosto, destaca a importância da inclusão desse tema na programação do Fórum Amazônia+21. E levar a Amazônia a pensar em tecnologia e sustentabilidade ao mesmo tempo. Leia a seguir:    

 

“A ABDI, como Agência de Desenvolvimento Industrial, tem acompanhado com muito entusiasmo as discussões sobre a ressignificação da economia amazônica. Temos uma participação importante na região, dado que hoje grande parte da economia amazônica gira em torno de uma atividade industrial.

 

Por esta razão, acompanhamos com atenção ao mesmo tempo em que estamos discutindo o futuro da manufatura. Ao se falar do futuro da manufatura, é preciso mencionar dois assuntos conexos: o primeiro é como inserir na manufatura cada vez mais tecnologia para aumentar a produtividade e a eficiência; e o segundo tema é a sustentabilidade – o ciclo de vida dos produtos está cada vez menor, as preocupações com as emissões de CO2 no processo produtivo são grandes. 

 

A Amazônia tem esse duplo desafio, de pensar a adoção de tecnologias ao mesmo tempo em que pensa na sustentabilidade. Estas duas frentes têm surgido no mundo todo como tendências da manufatura. 

 

A importância da discussão desse assunto no Fórum Amazônia +21, sobretudo no tange a fomento e cooperação internacional, é descobrir alternativas de como fazer com que a Amazônia consiga, a um só tempo, acoplar duas das grandes tendências mundiais no desenvolvimento econômico: inclusão de tecnologia e sustentabilidade.” (Igor Calvet)

 

Veja alguns dos projetos da ABDI

Mais detalhes no site da Agência.

 

Indústria 4.0

A quarta revolução industrial já está em curso, e o Brasil precisa se preparar para seus desafios. A ABDI e parceiros prepararam um programa com oito medidas rumo à Indústria 4.0: é o primeiro passo na jornada para o futuro do setor produtivo.

 

Futuro do Trabalho

A ABDI faz a ponte entre governo federal e o setor produtivo para contribuir para adoção de políticas públicas voltadas para a formação de profissionais capacitados para atuar na nova economia.

 

Agro 4.0

O programa tem como foco a realização de projetos pilotos de adoção e difusão de tecnologias digitais na cadeia produtiva do agronegócio, com o intuito de aumentar a efetividade e a produtividade no setor.

 

Digital BR

É uma iniciativa com objetivo de estimular políticas, projetos e programas propostos por redes e ecossistemas de inovação que estejam voltados à transformação digital do setor produtivo, com foco em micro, pequenas e médias empresas

 

Fronteira Tech

O projeto demonstra a integração de tecnologias de IoT de inteligência artificial com foco em segurança pública. O objetivo é a maior eficiência no controle de entrada e saída de criminosos, armas, drogas e mercadorias ilegais nas fronteiras do país

 

Eletromobilidade

O objetivo do projeto Eletromobilidade da ABDI é demonstrar uma das soluções tecnológicas e sustentáveis já testadas no Living Lab, em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em ambientes reais, fora do ambiente controlado.

 

Living Lab

O Laboratório Vivo é uma vitrine para demonstração e avaliação de soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes. O intuito é promover maior competitividade e visibilidade às tecnologias instaladas no país relacionadas à Cidade Inteligentes.

 

Cibersegurança

Coordenado pela ABDI com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF), o Cyber Arena prevê a criação de um centro de segurança cibernética estruturado e destinado ao treinamento e à capacitação de recursos humanos no tema.

 

Brasil Mais

Com foco em micro, pequenas e médias empresas, o Brasil Mais tem o objetivo de aumentar a eficiência das empresas e ampliar a produtividade do setor produtivo e a competitividade do país, em uma jornada de transformação digital.

 

Modernização da Construção Civil

Em um cenário de transformação digital no contexto de modernização da construção, a ABDI atua ativamente na adoção e difusão do BIM e tem tido papel importante nas discussões e articulações entre governo, academia e indústria.

 

Startup Indústria

A ABDI acredita no potencial de unir as práticas das startups com o ambiente das grandes indústrias para incentivar novas soluções para o setor e possibilitar o crescimento das novas empresas mais inovadoras.

 

Cidades Inteligentes

Cidades Inteligentes usam tecnologia para gerar eficiência nas atividades urbanas, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento econômico e melhora a qualidade de vida da população, de forma sustentável.

Leia sobre o debate do dia 26 de agosto.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre o AMAZÔNIA+21!

Realização


Correalização


Open chat