Os princípios da sustentabilidade estão ao centro da Recuperação Econômica da União Europeia | Amazônia+21

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Caso tenha alguma dúvida, consulte nossa Política de Privacidade.

Prosseguir

outubro 27, 2020

Os princípios da sustentabilidade estão ao centro da Recuperação Econômica da União Europeia

Por Ignacio Ybañez, embaixador da União Europeia no Brasil

 

 

A cada ano que passa, a atmosfera fica mais quente e o clima muda um pouco mais. Dos oito milhões de espécies que habitam o planeta, um milhão corre o risco de extinção. As florestas e os oceanos estão a ser poluídos e destruídos. Sentimos as alterações climáticas na agricultura com a queda das safras; nas florestas, onde cada vez mais as árvores são devoradas por fogos e doenças; na energia, nos transportes. Os fluxos migratórios devidos a secas, conflitos entre povos pela terra, demonstram que os efeitos das alterações climáticas já não se sentem só na economia.

 

A pandemia tem vindo a acentuar a nossa fragilidade. No entanto, o aquecimento global é mais difícil de se enfrentar do que a pandemia da Covid-19. Não haverá vacina contra as mudanças climáticas e seus impactos devastadores. Devemos adotar, juntos, uma ação climática ousada e corajosa. A recuperação econômica da Covid-19 deve servir para acelerar a transição para um futuro mais seguro e resiliente.

 

As escolhas que fazemos hoje definirão o futuro de amanhã. Nos próximos dois anos, governos, estados e cidades em todo o mundo irão gastar cerca de 10 trilhões de euros (quase 60 trilhões de reais) emprestados às gerações futuras para renovar as suas economias. A recuperação proporciona uma oportunidade única para reconstruir as economias de forma melhor e mais voltada para as exigências do futuro.

 

A UE coletivamente e os Estados Membros individualmente colocaram a sustentabilidade no centro das suas políticas de recuperação. O Pacto Ecológico Europeu adotado em dezembro de 2019 constitui o Norte para este objetivo. Trata-se de uma nova estratégia de crescimento que visa transformar a UE numa sociedade equitativa e próspera, dotada de uma economia moderna, eficiente na utilização dos recursos e competitiva.

 

O Pacto pretende igualmente proteger, conservar e reforçar o capital natural da UE e proteger a saúde e o bem-estar dos cidadãos contra riscos e impactos relacionados com o ambiente. Ao mesmo tempo, a aposta será equitativa e inclusiva, para não deixar ninguém para trás. A ambição é de alcançar Zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050. A estratégia faz parte do conceito de que o crescimento econômico e a proteção do meio ambiente se podem reforçar mutuamente. Investimentos orientados para a sustentabilidade representam um investimento no futuro.

 

A Biodiversidade faz parte deste empenho. Para 2030, a UE assume grandes compromissos em proteger e restaurar os seus ecossistemas e está pronta para liderar esforços para chegar a um ambicioso novo quadro global de biodiversidade para pós-2020 na próxima COP15 sobre Diversidade Biológica.

 

O nosso objetivo é fortalecer o Acordo de Paris e aumentar gradualmente o nível coletivo de ambição climática. Porque a mudança climática é um problema global que requer respostas globais. As ações das grandes economias e das economias emergentes podem trazer um grande contributo à redução de emissões de Gases de Efeito Estufa e iniciativas de carbono neutro.

 

No Brasil, a bioeconomia da Amazônia tem demonstrado que desenvolvimento econômico de comunidades locais e a preservação da natureza podem coexistir. A União Europeia coopera com o Brasil para fortalecer a utilização sustentável de terras e a promoção de cadeias de valor sustentáveis na Amazônia e em outros biomas brasileiros.

 

O percurso do Brasil na área de tecnologias voltadas para o futuro, como as energias renováveis, demonstra o empenho do país. A UE está apoiando o desenvolvimento de energias renováveis e de eficiência energética no Brasil e está pronta para empenhar-se mais com o Brasil e os estados do Brasil, em compartilhar conhecimentos, experiências práticas, em construir um caminho para a recuperação e transformação das nossas economias mais sustentáveis.

 

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre o AMAZÔNIA+21!

Realização


Correalização


Open chat