Negócios na Amazônia têm apelo mundial, garante pesquisadora | Amazônia+21

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Caso tenha alguma dúvida, consulte nossa Política de Privacidade.

Prosseguir

novembro 05, 2020

Negócios na Amazônia têm apelo mundial, garante pesquisadora

Mediados pelo gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI-Departamento Nacional, Marcelo Prim, a pesquisadora e executiva brasileira Márcia Fournier e o consultor Ismael Nobre debateram negócios dentro tema “Futuro de possibilidades – Sistemas inovativos locais”, primeiro painel desta quinta-feira, 5, segundo dia do Fórum Mundial Amazônia+21, evento cem por cento online.

Para Marcelo Prim, as inovações tecnológicas precisam ser utilizadas para melhorar e acelerar os negócios. Ele citou ainda a capacidade de aplicar o conhecimento para questões típicas da Amazônia e as necessidade de incentivos e recursos para o aceleramento de negócios sustentáveis na região.

Ismael Nobre falou do Amazônia.4.0, um projeto focado nas inovações locais. Nobre destaca que a iniciativa constitui novo paradigma de desenvolvimento sustentável para os povos da Amazônia. Dividido em três eixos, o projeto apresenta novos raciocínios para mudança do falso paradoxo de conservação por desenvolvimento, demonstra princípios e práticas para o desenvolvimento de capacidades locais e disseminação e compartilhamento de conhecimento.

Economia dos produtos da floresta em pé pode ser maior que as atividades tradicionais

“Existem muitos desafios, entre eles, a logística, o acesso ao mercado, o treinamento”, disse. “Para cada um dos itens citados existem tecnologias da 4ª revolução industrial que podem trazer mudanças significativas para a Amazônia através de laboratórios criativos, a fusão interativa de conhecimento. A constatação é de que a economia dos produtos da floresta em pé pode ser maior que as atividades tradicionais, que provocam desmatamento. Por exemplo, o açaí na Amazônia em pé dá mais lucro que soja e boi”, disse.

Nobre explicou: “Estamos vivendo na prática estes três eixos que direcionam a indústria 4.0. Tecnologias como os drones poderão ajudar a superar o gargalo da logística, que na região é muito difícil. No entanto, para dar certo, é importante a liderança de pessoas capacitadas e conhecedoras da região. Quanto mais conhecimento o líder tiver, mais capacidade terá para acessar os recursos para a implementação de novos negócios para a Amazônia”, garantiu.

Fundada em novembro de 2019 pela pesquisadora e executiva brasileira Márcia Fournier, que vive há 20 anos nos Estados Unidos, a Dimensions Sciences criou um programa para auxiliar nos avanços, além de promover oportunidades a novos pesquisadores. “É importante a diversidade em inovação. São necessárias ideias e experiências, assim como mais fomento, inclusão e diversidade na ciência. Por isso oferecemos aos cientistas brasileiros as ferramentas necessárias para o aumento da produção acadêmica, investimento na pesquisa e inovação. Temos projetos em vários lugares do mundo, mas os principais são brasileiros”.

A bioeconomia e a biodiversidade estão gerando oportunidades

A organização sem fins lucrativos surgiu com a missão de promover a inclusão de jovens brasileiros nas áreas de ciência e tecnologia em unidades no exterior. De acordo com Marcia Fournier, a Dimensions Sciences conta com programas de bolsa de estudo para estudantes, jovens pesquisadores, e também programas de mentorias, para que eles possam avançar na área de pesquisa e tecnologia.

“Damos suporte a este recurso humano e nós entramos para complementar o que existe, justamente pela necessidade de promover este intercâmbio, pois, este conhecimento precisa chegar a todas as regiões do Brasil. Apoiamos a diversidade porque negócios na Amazônia têm um apelo mundial e por isso são inúmeras as oportunidades de desenvolvimento. Existem ecossistemas no Brasil trabalhando com esta perspectiva, principalmente na atração de investimentos”, disse.

Márcia também disse que “a parceria com o setor privado é forte e todos ganham, principalmente ao investir em pessoal qualificado. Sem dúvida, a indústria já está ganhando, pois, a bioeconomia e biodiversidade estão gerando oportunidades. A conservação da Amazônia não é contrária ao desenvolvimento. Existem vários modelos de negócios possíveis e ilimitados.”

Sobre o Amazônia+21

O Fórum Amazônia + 21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal. O programa é uma realização da FIERO, Prefeitura de Porto Velho, através da ADPVH, com correalização da CNI e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Todas as palestras ficam gravadas no canal do Youtube da CNI, e a cobertura completa de todos os debates pode ser acompanhada na página do Amazônia+21.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre o AMAZÔNIA+21!

Realização


Correalização


Open chat