Negócios com ativos da floresta unem biodiversidade, tecnologia e sustentabilidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Caso tenha alguma dúvida, consulte nossa Política de Privacidade.

Prosseguir

outubro 29, 2020

Negócios baseados em ativos da floresta unem biodiversidade, tecnologia e sustentabilidade

O painel das 15h do dia 5 de novembro do Fórum Amazônia+21 pretende demonstrar como os pequenos negócios baseados em ativos da floresta, unem biodiversidade, tecnologia e sustentabilidade para aumentar o valor dos produtos e beneficiar as cadeias produtivas locais. Terá as participações do gerente da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional, Paulo Renato Macedo Cabral; do diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira; e do empresário José Alexandre Da Lamarta, CEO da empresa Inovam Brasil Importação e Exportação, de beneficiamento de castanhas. A moderação será feita por Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional.

 

José Alexandre Da Lamarta adianta um pouco do que irá falar sobre o desafio de investir em uma região muito diferente do resto do país. “Trabalhar com a Amazônia requer, além do conhecimento de um negócio, levar em consideração alguns fatores que movimentam e fazem diferença na cadeia”. Ele cita a tem a sazonalidade de chuvas, a questão cultural, o trabalho com vários povos, etnias, com extrativistas, cada um com uma cultura laboral. Além disso, a logística complexa e vários outros fatores que tornam uma atividade produtiva na Amazônia mais desafiadora. Mas vale a pena. “O negócio de produzir amazônicos exige muito e é bem desafiador. Todo dia é uma estratégia diferente. As safras nunca se repetem. Mas é uma atividade positiva, porque gera riqueza e distribui renda”, diz. 

 

O painel deve abordar temas como a “Estratégia de Atuaçāo do Sebrae em Bioeconomia, por meio do Programa Inova Amazônia”; o “Mapa de Oportunidades para bionegócios” com base em 7 rotas tecnológicas identificadas; os “Arranjos estratégicos para o desenvolvimento de negócios portadores de futuro e fortalecimento das cadeias locais”; 

 e ainda “Oportunidade de recursos e investimentos para os bionegócios no território da Amazônia”. 

 

Sobre o Amazônia+21

 

O Fórum Amazônia + 21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal. O programa é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e Prefeitura de Porto Velho, com correalização da  Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

 

O Fórum será totalmente virtual e acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro deste ano. Os debates sobre os desafios e as soluções para a Amazônia se darão a partir de quatro eixos temáticos: negócios sustentáveis, cultura, financiamento dos programas e ciência, tecnologia e inovação. Para participar, inscreva-se no site amazonia21.org

.

 

Veja mais sobre o trabalho do Sebrae.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre o AMAZÔNIA+21!

Realização


Correalização


Open chat