Maior biodiversidade vegetal do mundo guarda oportunidades de negócios

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Caso tenha alguma dúvida, consulte nossa Política de Privacidade.

Prosseguir

novembro 05, 2020

Maior biodiversidade vegetal do mundo guarda oportunidades de negócios

Bionegócios, oportunidades, inovação, empreendedorismo. Temas debatidos no painel “Mapeamento de oportunidades para bioeconomia”, no Fórum Mundial Amazônia+21, na tarde desta quinta-feira. Neste debate também foram abordadas as oportunidades de recursos e investimentos para os bionegócios no território da Amazônia e a estratégia de atuação do Sebrae em Bioeconomia, por meio do Programa Inova Amazônia. A maior biodiversidade vegetal do mundo guarda oportunidades de negócios.

Atuando como mediador, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, afirmou que os temas são relevantes e oportunos. “A partir deste encontro, trazemos à pauta uma Amazônia mais inovadora e as oportunidades para negócios baseados nos ativos da floresta. O conhecimento aplicado à inovação gera riqueza e pode transformar o Brasil através do desenvolvimento sustentável”, disse.

O programa Inova Amazônia, lançado pelo Sebrae, visa fortalecer a bioeconomia na Amazônia e fomentar o crescimento econômico com inovação aberta, aliado à conservação ambiental. Quick ressaltou que a Amazônia tem potencial de geração de renda e ampliação de mercados para os pequenos negócios em diversas áreas, como biotecnologia, desenvolvimento de processos industriais de menor impacto ambiental, químicos renováveis, entre outros.

Segundo diretor-superintendente do Sebrae/RO, Daniel Pereira, a iniciativa capitaneada pelo presidente da FIERO, Marcelo Thomé, é uma poderosa conexão para a realidade da Amazônia, onde os investimentos públicos ainda são escassos, sendo a logística um dos principais gargalos.

É importante que o Brasil conheça Amazônia

Pereira afirma que este é um momento ímpar para a região, principalmente pela iniciativa do Sebrae, cuja visão inovadora criou este programa chamado Inova Amazônia. “Na nossa ótica, é importante que o Brasil conheça a Amazônia. E o Sebrae, através de iniciativas como o Inova Amazônia, está contribuindo para o desenvolvimento das potencialidades. O Sebrae, com essa iniciativa de envolver todos os estados, pode fazer a Amazônia que gostaríamos de ter e a Amazônia que um dia tivemos”.

De acordo com o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional, Paulo Renato Macedo Cabral, o programa foi concebido com foco na inovação e o melhor caminho são os empreendedores. A convicção é que a bioeconomia pode ser uma nova vertente, frisou.

O empresário José Alexandre Da Lamarta, CEO da empresa Inovam Brasil Importação e Exportação, de beneficiamento de castanhas, falou que trabalhar com produtos da Amazônia é um desafio. Ele conta que a logística complexa e vários outros fatores tornam uma atividade produtiva na Amazônia mais desafiadora. “Mas vale a pena”, diz.

“Os trabalhos da empresa têm alcançado resultados positivos e a bioeconomia trouxe inovação. A nossa indústria se modernizou e buscou acabar com o desperdício”. Ele fez questão de dizer que o Sebrae é um parceiro importante para esse desenvolvimento. Enumerou outras dificuldades, como a ilegalidade e a competição desigual. “Por tudo isso, devemos quebrar barreiras e deixar que as coisas sejam mais transparentes. Vamos compartilhar, reduzir custos, atuar de forma transparente”, finalizou.

Sobre o Amazônia+21

O Fórum Amazônia + 21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal. O programa é uma realização da FIERO, Prefeitura de Porto Velho, através da ADPVH, com correalização da CNI e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Todas as palestras ficam gravadas no canal do Youtube da CNI, e a cobertura completa de todos os debates pode ser acompanhada na página do Amazônia+21.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre o AMAZÔNIA+21!

Realização


Correalização


Open chat