BVRio promove união entre design e responsabilidade socioambiental

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Caso tenha alguma dúvida, consulte nossa Política de Privacidade.

Prosseguir

novembro 06, 2020

Iniciativa da BVRio promove união entre design e responsabilidade socioambiental

Designers brasileiros de renome internacional atuam diretamente no coração da Amazônia para ensinar novas técnicas de desenho e construção de móveis e utensílios em uma movelaria comunitária. Uma iniciativa da BVRio promove união entre design e responsabilidade socioambiental.

A bioeconomia é feita do encontro de pessoas e uma nova visão de desenvolvimento, que o Fórum Mundial Amazônia+21 e os parceiros estão buscando. A afirmação é de Rachel Mello, da FSB Comunicação, moderadora do painel BVRio Design & Madeira Sustentável, com a participação de Renato Castro Santos, da BVRio.

A BVRio tem experiência no estabelecimento do intercâmbio entre o design autoral brasileiro e o manejo florestal comunitário e certificado. A parceria com a Cooperativa Mista do Tapajós (Coomflona) pode ser citada como um exemplo do encontro da conservação da Amazônia e sua exploração sustentável com promoção de conhecimento.

Responsável pelo relacionamento com os designers participantes da iniciativa Design & Madeira Sustentável, Santos cuida da interface entre esses designers e os produtores envolvidos. Organiza as oficinas de fortalecimento de capacidades e habilidades técnicas; supervisiona as relações comerciais entre designers e produtores.

Santos contou que renomados designers de mobiliário se estabeleceram no coração da Floresta Amazônica para ensinar novas técnicas de desenho e construção de móveis e utensílios.  “A principal linha de atuação do projeto está fomentando o consumo da madeira obtida de forma legal, sustentável e rastreável, preferencialmente oriunda de manejo florestal comunitário. Isso para a produção de móveis, utensílios e objetos de decoração assinados por designers consagrados. É um projeto que une o comercial ao socioambiental”, disse. ​

Combate à extração ilegal de madeira

Em quase dois anos, mais de duas mil peças foram produzidas. Cerca de 80% do faturamento atual da movelaria é proveniente das vendas para os designers parceiros da iniciativa. “Ao combater a extração ilegal de madeira, se agrega valor à madeira sustentável e aumenta a renda das comunidades ribeirinhas, que dependem da floresta para seu bem-estar. Desta forma, a BVRio colabora para a conscientização sobre madeiras sustentáveis dos projetos florestais comunitários na Amazônia”, garante.

Capacitação

As oficinas têm duração de dois a três dias, com a participação de mulheres e homens que trabalham na Movelaria Anambé, em Belterra, no sul do Pará. A iniciativa oferece treinamento em novas técnicas de movelaria e tem resultado no desenho e encomenda de peças exclusivas, assinadas pelos designers de alto padrão.

São inúmeras as possibilidades desse mercado, que agrega valor, gera receita e emprego. “O encerramento de cada treinamento é um momento solene para eles. O que chama a atenção é a felicidade como eles recebem a certificação. Este trabalho inclusivo beneficiou a comunidade agregando conhecimento e a melhoria do produto”.

É na floresta que os designers como Carlos Mota compartilham seu conhecimento com os comunitários, especialmente para o desenvolvimento de peças de alto valor agregado, fabricadas com madeiras obtidas de forma sustentável, com certificação do FSC®.

Atuação da BVRio

As ações e projetos da BVRio contemplam principalmente o desenvolvimento e a promoção de mecanismos de mercado como instrumentos de implementação de políticas públicas e legislação ambiental. Contribuem para a construção e implementação de políticas públicas e marcos regulatórios adequados ao uso de mecanismos de mercado na implementação de leis ambientais. Ao mesmo tempo, fortalecem as capacidades técnicas e gerenciais de diferentes atores, incluindo agentes governamentais, organizações da sociedade civil e grupos comunitários. A BVRio também mobiliza e participa ativamente de iniciativas de múltiplos atores de interesse relacionadas a florestas, agricultura, clima, resíduos sólidos, madeira e outros.

Sobre o Amazônia+21

O Fórum Amazônia + 21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal. O programa é uma realização da FIERO, Prefeitura de Porto Velho, através da ADPVH, com correalização da CNI e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Todas as palestras ficam gravadas no canal do Youtube da CNI, e a cobertura completa de todos os debates pode ser acompanhada na página do Amazônia+21.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre o AMAZÔNIA+21!

Realização


Correalização


Open chat