Incremento do setor elétrico é essencial para o desenvolvimento

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Caso tenha alguma dúvida, consulte nossa Política de Privacidade.

Prosseguir

setembro 23, 2020

Incremento do setor elétrico é essencial para o desenvolvimento da Amazônia

Discutir a matriz energética e garantir energia limpa. Com esse propósito, foi realizado o terceiro painel do encontro prévio ao Fórum Mundial Amazônia+21, nesta quarta-feira, 23. Nesse debate, moderado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé,  foram apontadas alternativas para incrementar o potencial de energia na região amazônica. O incremento do setor elétrico é essencial para o desenvolvimento da Amazônia, segundo os debatedores.

Debateram sobre o tema, o vice-presidente da Energisa, Ricardo Botelho, o CEO da Usina de Jirau, Edson Luiz da Silva, do representante do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE), Marcelo Moraes, do CEO da Absolar, Marcio Takata, Hélvio Guerra, do Ministério de Minas e Energia e Fernando Vernalha da VG&F Advogados.

Helvio Guerra disse ministério trabalha em dois planos para o setor elétrico: o decenal, para investimentos até 2030, e o Plano 2050, com planejamento de investimentos para 30 anos. Frisou que a matriz energética do brasil conta com 85% de fontes renováveis. E discorreu ainda sobre a preocupação da inserção das comunidades amazônicas ligadas às redes de energia.

Mais luz para a Amazônia

A pedido do moderador Marcelo Thomé, Ricardo Botelho falou sobre o programa Mais Luz para a Amazônia, com sistema de energia renovável e mais sustentável, que visa atender localidades remotas e pequenos agrupamentos, que estão afastados das sedes municipais. “O programa permitirá o desenvolvimento dessas regiões”, afirmou.

Edson Luiz da Silva enfatizou que Jirau gera energia segura e de qualidade. Com relação à sustentabilidade, ele citou o exemplo do Distrito de Mutum Paraná, que foi planejado e construído para abrigar os funcionários durante a construção da usina. Após a conclusão da obra, a vila ainda se mantém com 1.600 casas com saneamento, educação, e terminais de internet banda larga. “Além disso, Jirau apoia a cooperativa da região, que permite a extração do açaí e produção de farinha”, disse. Segundo informou, hoje vivem no local 6 mil pessoas, sendo 1500 crianças.

Marcelo Moraes, da FMASE, falou sobre os investimentos no setor eólico e energia fotovoltaica. Disse que tem grande expectativa para a exploração do gás natural. Anunciou que há a possibilidade de expandir os empreendimentos com responsabilidade, “mantendo a floresta em pé e auxiliando atividades das comunidades envolvidas na região”.

Segurança jurídica é essencial

A falta de garantias é um dos gargalos para garantir financiamentos, segundo Fernando Vernalha. Ele afirmou que a insegurança jurídica é outro fator que trava o incremento de projetos regionais. “É importante que se ofereça uma perspectiva de segurança e regulação responsável, pois, em muitos casos, as agências regulatórias inibem empresas de fazer investimentos no país”, comentou. Por fim, sobre a questão do licenciamento ambiental, Vernalha disse entender que o órgão liberatório tem uma visão restrita.

Marcio Takata disse que a energia fotovoltaica é um benefício grande para as comunidades das localidades amazônicas, sobretudo nas regiões isoladas, que poderão ter condições de inserção social e econômica. “Somente na região norte, já alcançamos 370 megawatts de cobertura, e queremos expandir ainda mais”, concluiu.

Próximo encontro será em 14 de outubro

Mais um encontro prévio acontecerá no dia 14 de outubro, com o tema Cultura e Cidades Amazônicas, que faz parte dos quatro eixos temáticos propostos pelo Fórum Amazônia +21, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro deste ano. O evento tem o intuito de estimular debates sobre os desafios e as soluções para uma Amazônia sustentável a partir dos eixos: negócios sustentáveis, cultura, financiamento dos programas e ciência, tecnologia e inovação.

O evento é promovido pela FIERO, em conjunto com a Prefeitura de Porto Velho, através da ADPVH, com correalização da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Ele acontece de forma virtual, as inscrições são gratuitas e todas as palestras têm tradução simultânea para o inglês e espanhol. Saiba mais sobre o Fórum Mundial através do link: Amazônia+21.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre o AMAZÔNIA+21!

Realização


Correalização


Open chat