March 11, 2020

Fórum Mundial Amazônia+21 estimula geração de negócios sustentáveis

Negócios Sustentáveis é um dos eixos em que está dividido o Fórum Amazônia + 21. O fórum acontece em Porto Velho, Rondônia, entre os dias 5 e 8 de maio para promover o diálogo entre governos, empreendedores, setor produtivo, cientistas, pesquisadores, investidores e sociedade civil sobre a Amazônia e as questões urgentes que se abrem sobre o assunto.

Gerar riquezas e renda para as comunidades e povos da Amazônia, regiões e territórios, com maior valor agregado e ampla proteção ao bioma são os principais pilares que regem o tema.

Empresários, pesquisadores e investidores com ampla visão dos contextos macro e microeconômicos terão a oportunidade de modelar estratégias de negócios sustentáveis e de alto valor agregado, além de interagir com políticas públicas formuladas especificamente para o desenvolvimento regional.

Além do eixo Negócios Sustentáveis, o fórum vai reunir nomes de peso para tratar de assuntos que serão divididos nos eixos Ciência Tecnologia & Inovação; Cultura e Funding.

Palestras, painéis e mesas temáticas trazem visão de especialistas do país e do exterior

Duas importantes palestras sobre Negócios Sustentáveis estão na programação do Amazônia + 21 no dia 7 de maio, com início às 9h, na Arena do Amazônia + 21.

O peruano Marc Jean Dourojeanni fala sobre Uma Amazônia Possível e Sustentável. Engenheiro agrônomo, engenheiro florestal (Universidade Nacional Agrícola de La Molina) e doutor em ciências (Faculdade de Ciências Agronômicas de Gembloux da Bélgica), ele é fundador e primeiro presidente da Fundação Peruana para a Conservação da Natureza (ProNaturaleza).

Há mais de três décadas, Dourojeanni dedica sua vida profissional à Amazônia e às florestas tropicais em geral. Ele é autor de 15 livros sobre desenvolvimento da Amazônia, áreas protegidas, manejo da vida selvagem e entomologia florestal, e já publicou centenas de artigos científicos e técnicos sobre o tema.

A segunda palestra do eixo Negócios Sustentáveis, ainda no dia 7 de maio, será sobre Competitividade e Produtividade: Fatores que contribuem e inibem o desempenho da atividade econômica em uma perspectiva internacional, proferida por Deborah Wince-Smith

Deborah L. Wince-Smith é presidente e CEO do Council on Competitiveness, uma coalizão de CEOs, presidentes de universidades, líderes trabalhistas e diretores de laboratórios nacionais, comprometida em impulsionar a competitividade dos EUA.

Ela tem mais de 20 anos de experiência como alta autoridade do governo dos EUA e atualmente atua como Comissária da Comissão sobre Roubo de Propriedade Intelectual Americana, como membro do Conselho Consultivo de Pesquisa Estratégica da Universidade de Purdue (SRAC) e como membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Sociedade do Japão ( STS).

apanhador-açai

O açaí é um dos produtos que estimulam a criação de novos negócios na Amazônia. Foto: R. Machado

Painéis

Durante todo o Fórum Amazônia+21, serão realizados painéis e mesas temáticas sobre os quatro eixos em que o compõem e a participação exige uma inscrição prévia, que pode ser realizada gratuitamente no site e no aplicativo do evento.

O painel que abre o eixo Negócios Sustentáveis no Amazônia+21 acontece no dia 6 de maio, às 10h50, com o tema Inovação Tecnológica, Bionegócios e a Bioindustrialização da Amazônia. Fazem parte da mesa, Tatiana Schor (Governo do AM); Alessio Gnaccarini (COSMOB); Alfredo Homma (EMBRAPA) e Gonzalo Enriquez (UNIVERSITEC / UFPA). A moderação será de Davi Bomtempo (CNI).

Às 15h10, o painel terá como tema os Ecossistemas de Inovação, com Paulo Alvim (MCTIC); Eduardo Peixoto; Iara Neves Oliveira (Anprotec/UFPA); Luiz Davidovich (ABC) Spartaco Astolfi Filho; Wolney Betiol e Gianna Sagazio (CNI) como moderadora.

O painel Negócios Sustentáveis e Economia Circular na Amazônia, trará um panorama sobre o tema em algumas regiões do país e será moderado por Marilia de Souza, do Observatório da Indústria do estado do Paraná (SENAI/PR), com especialistas e uma abordagem sobre oportunidades na região amazônica.

No dia 7 de maio, às 10h50, na sequência dos painéis, um diálogo sobre o tema Amazônia e o Desenvolvimento Sustentável, com uma abordagem dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e a realidade amazônica  e um painel denominado Desenvolvimento Local: O Papel das Comunidades, ONU-Habitat, Comunidade Européia, Fórum CB-27 como protagonistas.

 Mesas temáticas

As mesas temáticas sobre Negócios Sustentáveis trarão especialistas de empresas e instituições ligadas os temas, de forma a consolidar propostas de políticas públicas, projetos e ações, que irão compor a Agenda Amazônia+21, a ser apresentada por ocasião do encerramento do fórum. Os principais temas serão Mineração Sustentável: Desafios e Oportunidades; Infraestrutura de Transporte; Energias Renováveis; Regularização Fundiária; Biodiversidade e Conservação; Concessão de Florestas Públicas; Turismo, Geração de Empregos e Renda; Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalhador; e Amazônia: Novas Formas de Educar.

Como participar

As inscrições para o fórum são gratuitas e podem ser realizadas no site do Amazônia+21  ou através do aplicativo. O aplicativo Amazônia+21 está disponível para Android e iOS. Pelo aplicativo também será possível acompanhar a programação.

Realização:

O fórum é uma realização da Prefeitura de Porto Velho, Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e Federação das Indústrias do Estado de Rondônia com patrocínio master do SESI/SENAI, Governo de Rondônia e Energisa e apoio da CNI, Sebrae, RioTerra, Onu Habitat, OAB-RO, Frente Nacional dos Prefeitos (FNP); CDP; BVRio; Ecco Securities; Climate Bonds Iniciative, Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade (IBQP), entre outros.

 

SERVIÇO

 

Amazônia+21 – Fórum Mundial para o Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica

De 5 a 8 de maio de 2020

Local: Centro de Eventos Soraia Vilela (SESI)Porto Velho – Rondônia – Brasil.

Inscrições gratuitas

 

LEIA TAMBÉM

Fórum Amazônia+21 já recebe inscrições de trabalhos científico

Estão abertas as inscrições para o Amazônia+21: saiba como participar

 

 

 

Newsletter

Sign up to receive news about AMAZÔNIA+21!

Realization


Master Sponsorship


Special Sponsorship


Sponsorship