Economia circular e negócios inovadores | Amazônia+21

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Caso tenha alguma dúvida, consulte nossa Política de Privacidade.

Prosseguir

novembro 06, 2020

Economia circular e negócios inovadores

Economia circular é um conceito estratégico que tem como principal premissa a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Os principais desafios dessa temática são preservar e aumentar o capital natural utilizando recursos renováveis, reduzindo os impactos ambientais.

“É um caminho sem volta. Não há como pensar a economia mundial hoje sem adotar a economia circular”, apontou a diretora da Natura Denise Hills. Ela participou do debate ao lado do consultor João Tezza Netto, doutor pelo Centro de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM) e diretor da Original Trade; do gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)  Henrique Mendes; do biólogo e pesquisador Marcelo Ferronato, diretor da ONG Ecoporé; e de Marília de Souza, do Senai-PR. A mediação foi de Davi Bontempo.

Para Denise, a economia circular é a melhor alternativa existente hoje. “É melhor para as empresas, é melhor para as pessoas, é melhor para o mundo”, considera. João Tezza afirma que existe uma dissonância entre a visão que as pessoas têm da sustentabilidade e como ela é colocada em prática. “A economia circular quebra esse paradigma, na medida em que torna o termo mais “palatável” para as pessoas”, diz.

Entendendo o conceito de economia circular

Ou seja, fica mais fácil entender os conceitos de reuso, de correta destinação de resíduos, de reciclagem e todas as questões que são imprescindíveis para uma economia sustentável e que agrega e gera valor.

Henrique Mendes, da Abinee, reforça que dar o destino adequado para resíduos é fundamental para as empresas de qualquer setor. “É preciso acabar com a noção de desperdício e perder o preconceito com as palavras resíduos e rejeitos. Resíduo não é lixo”, acentua.

Durante o painel, Marilia de Souza apresentou as ações que estão sendo realizadas no Paraná, com apoio do Senai, como case para outros estados, principalmente na Amazônia. Ela salienta que existem barreiras para implantação desse tipo de economia, como mão de obra capacitada e falta de incentivos fiscais, mas que não devem coibir a implantação do sistema pelas empresas.

“A maioria dos interlocutores ainda não conhece esse termo e esse conceito. Não existem políticas públicas determinantes para a economia circular e é essa a principal barreira que temos que quebrar”, salienta.

Amazônia+21

O Fórum Amazônia + 21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal.

O programa é uma realização da FIERO, prefeitura de Porto Velho, através da ADPVH, com correalização da CNI e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Todas as palestras ficam gravadas no canal do Youtube da CNI, e a cobertura completa de todos os debates pode ser acompanhada na página do Amazônia+21.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre o AMAZÔNIA+21!

Realização


Correalização


Open chat