Desenvolvimento sustentável da Amazônia beneficia a todos | Amazônia+21

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Caso tenha alguma dúvida, consulte nossa Política de Privacidade.

Prosseguir

novembro 05, 2020

Desenvolvimento sustentável da Amazônia beneficia a todos

Em artigo publicado na edição de quarta-feira (4) no jornal Valor Econômico, o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Andrade, explica como o desenvolvimento sustentável da Amazônia beneficia a todos. Leia a íntegra:

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA BENEFICIA A TODOS

 

ROBSON BRAGA DE ANDRADE 

Empresário e presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

 

Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia ocupa mais da metade do território brasileiro, concentra a mais rica biodiversidade e influencia o clima de todo o planeta. Mesmo assim, a região tem uma participação pequena na economia do país e oferece poucas oportunidades de emprego e renda para os mais de 23 milhões de pessoas que vivem lá. 

 

Por isso, é fundamental construir um modelo consistente de desenvolvimento que mantenha a floresta em pé e, ao mesmo tempo, promova o crescimento econômico e social da região. Trata-se de um desafio complexo, que precisa ser enfrentado com urgência. Se fizermos as escolhas certas agora, inúmeras possibilidades se abrirão e o Brasil poderá ser o líder mundial da economia de baixa emissão de carbono e da bioeconomia.  

 

O primeiro passo nessa direção é o combate ao desmatamento ilegal e o controle das queimadas. Ações efetivas contra essas práticas são decisivas para ajudar o Brasil a atender aos compromissos de redução das emissões de gases do efeito estufa, assumidos no Acordo de Paris. Também contribuirão para melhorar a imagem externa do Brasil, ampliar os negócios das empresas brasileiras e garantir o avanço de tratados comerciais relevantes, como o do Mercosul com a União Europeia.

 

Para o país se tornar referência global no uso eficiente dos recursos naturais e na oferta de produtos da biodiversidade, é imprescindível a ampliação dos investimentos públicos e privados em pesquisa, desenvolvimento e inovação. A expansão de setores industriais ligados à produção de cosméticos, fármacos, alimentos, energia renovável e móveis, entre outros, vai acelerar o crescimento econômico e a geração de empregos e renda na Amazônia. O avanço da bioeconomia depende, ainda, do acesso a financiamentos e da criação de um ambiente mais propício aos investimentos, com regras claras, estáveis e sintonizadas com a agenda da sustentabilidade.  

 

Entre as medidas capazes de melhorar as condições na região está a integração das ações da União, dos estados e dos municípios que integram a Amazônia Legal. O trabalho articulado do poder público é crucial para racionalizar os recursos e aumentar a eficácia e o alcance das iniciativas governamentais. O fortalecimento de parcerias com o setor privado também terá impacto positivo nas ações na região.    

 

É importante, ainda, concentrar esforços em mecanismos que assegurem o cumprimento das leis, combatam a grilagem de terras e tragam segurança jurídica aos produtores rurais e aos investidores. Isso inclui a regularização fundiária. 

Atualmente, a Amazônia tem quase 65 milhões de hectares de florestas públicas sem destinação. Determinar os usos possíveis para as diferentes parcelas dessa área e conceder títulos de terras a quem tem direito legal ajudará a resolver conflitos, evitar ocupações irregulares e gerar emprego e renda para a população.  

Além disso, é preciso reforçar os instrumentos de ordenamento e planejamento territorial. A integração dos Zoneamentos Ecológicos-Econômicos estaduais facilitará a classificação dos diferentes usos da terra, de acordo com o potencial produtivo, e ajudará a definir as áreas fundamentais para conservação. Isso vai acelerar os processos de licenciamento ambiental das atividades econômicas, favorecendo os investimentos na região. 

 

O Brasil também deve fortalecer a política de concessões florestais. Ao outorgar à iniciativa privada o direito de manejar as florestas de forma sustentável, a União, os estados e os municípios terão melhores condições de administrar o patrimônio público, estimular as boas práticas econômicas e evitar a exploração predatória dos recursos naturais.  

 

Essas medidas terão mais efetividade se forem complementadas com a aplicação de dados científicos no monitoramento e na fiscalização de atividades na floresta. A integração dos sistemas federal e estaduais de gestão florestal e o uso de tecnologias avançadas de sensoriamento remoto aperfeiçoarão a vigilância necessária.

 

É preciso, ainda, assegurar a rastreabilidade das cadeias produtivas, processo que identifica todas as etapas percorridas por uma mercadoria, desde a origem da matéria-prima até o produto final. A rastreabilidade atende às exigências dos consumidores que, cada vez mais, buscam produtos sustentáveis. Além disso, aumenta as condições da indústria brasileira enfrentar a concorrência no mercado internacional.

  

O desenvolvimento da Amazônia também depende de pesados investimentos em infraestrutura e saneamento básico. A região tem a pior rede de distribuição de água e de coleta de esgotos do país. Apenas 57,3% da população têm acesso à água potável e só 17,4% dos esgotos são tratados. Fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população e proteger o ecossistema, as ações voltadas ao saneamento demandam coordenação e planejamento, e devem contar com a participação do setor privado, que foi facilitado com a recente aprovação, pelo Congresso Nacional, de um marco legal para essa área. 

 

A busca de respostas para tais desafios é o principal objetivo do Fórum Mundial Amazônia+21, que reúne virtualmente autoridades e especialistas nacionais e estrangeiros no período de 4 a 6 de novembro. A indústria brasileira apoia e participa desta discussão, por considerar que a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para a região – capaz de conservar a floresta e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de vida dos amazônidas –  só se viabilizará com muito diálogo e atuação articulada de governos, empresas, academia e outros segmentos da sociedade. Vale reiterar que o destino desse patrimônio de inestimável valor para o futuro do Brasil e do mundo depende das decisões que tomarmos agora. Não há mais tempo a perder.

 

Leia no site do Valor (para assinantes).

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre o AMAZÔNIA+21!

Realização


Correalização


Open chat