Agenda de infraestrutura e o desenvolvimento da Amazônia

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Caso tenha alguma dúvida, consulte nossa Política de Privacidade.

Prosseguir

novembro 05, 2020

Agenda de infraestrutura e o desenvolvimento da Amazônia

“O governo está empenhado em mostrar para o Brasil e para o mundo que é possível desenvolver projetos e investir na infraestrutura sem prejudicar o meio ambiente”, afirmou o secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello Costa. Ele participou do painel “Agenda de infraestrutura e o desenvolvimento da Amazônia”, que encerrou a programação desta quinta-feira (5) no Fórum Mundial Amazônia + 21.

Costa mencionou a abordagem do governo sobre os projetos na região amazônica e afirmou que as principais ações têm como base uma política nacional de transporte com foco na visão estratégica, sempre respeitando o meio ambiente. “É possível conciliar desenvolvimento e sustentabilidade e é o que estamos fazendo”, defende.

Para ele, o desenvolvimento econômico está diretamente relacionado com a qualidade de infraestrutura de transporte e essa é a principal premissa do atual governo. “O investimento em infraestrutura tem efeito multiplicador na atividade econômica e em empregos, sendo uma medida eficaz para estimular o desenvolvimento”, destacou.

E exemplificou com as diretrizes da Política Nacional de Transportes do país, que defende princípios fundamentais para a sustentabilidade. Dentro desses princípios, estão a defesa de uma infraestrutura sustentável e a responsabilidade sócio ambiental.

“O território nacional deve ser dotado de equipamentos viários e de serviços que permitam acessibilidade e deslocamentos em conformidade com padrões de qualidade apropriados, socialmente aceitos e integrados sustentavelmente ao meio ambiente”, reforçou.

Mapa estratégico

Dentro desse objetivo o mapa estratégico do ministério quer proporcionar infraestrutura viária integrada e confiável para uma mobilidade segura e eficiente de pessoas e cargas, sempre visando aumentar a competitividade econômica. Na região amazônica especificamente, Costa cita obras de pavimentação e investimentos que devem melhorar o ambiente de negócios.

Os projetos, conforme ressaltou o secretário, têm como princípios o respeito às populações locais; a conciliação da infraestrutura de transporte com a conservação do meio ambiente; a mitigação dos impactos socioambientais negativos; a redução das emissões por meio do aumento da eficiência da matriz de transporte e a utilização de combustíveis sustentáveis e a adaptação do sistema de transporte às mudanças de clima.

“Temos vários desafios a superar, mas certamente vamos atender às necessidades da população dentro do conceito da sustentabilidade”, finalizou.

Amazônia+21

O Fórum Amazônia + 21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal.

O programa é uma realização da FIERO, prefeitura de Porto Velho, através da ADPVH, com correalização da CNI e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Todas as palestras ficam gravadas no canal do Youtube da CNI, e a cobertura completa de todos os debates pode ser acompanhada na página do Amazônia+21.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre o AMAZÔNIA+21!

Realização


Correalização


Open chat