Abertura do Fórum Mundial Amazônia+21 destaca desafios para crescimento

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Caso tenha alguma dúvida, consulte nossa Política de Privacidade.

Prosseguir

novembro 04, 2020

Abertura do Fórum Mundial Amazônia+21 destaca os desafios para o crescimento da região

Facilitar o acesso das empresas a financiamentos e criar um ambiente mais propício para investimentos privados, com regras estáveis e sintonizadas com a agenda de sustentabilidade é uma das ações oriundas do Fórum Mundial Amazônia+21. O evento foi aberto oficialmente às 10h desta quarta-feira (4), em cerimônia híbrida virtual e presencial, contando com a participação de autoridades.

A criação de um grupo para propor políticas e modelos de negócios inovadores visando o crescimento da região foi anunciada durante a abertura pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. Para ele, é fundamental construir um modelo consistente de desenvolvimento para explorar a floresta de forma inteligente e preservando os recursos naturais.  “Trata-se de um desafio complexo, que precisa ser enfrentado com urgência. Se fizermos as escolhas certas agora, inúmeras possibilidades se abrirão”, afirmou.

O caminho a percorrer é longo, mas com diálogo construtivo proposto por este fórum de debates poderemos vencer os obstáculos e construir um futuro de prosperidade para Amazônia e para o Brasil”, ressaltou Andrade.

Ele participou da abertura ao lado do presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) e da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Marcelo Thomé, e do Secretário da Amazônia e Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente Joaquim Álvaro Pereira Leite, que representou o ministro do Meio Ambiente Carlos Salles.

Mais de 100 painelistas no fórum

Marcelo Thomé ressaltou a importância do fórum, que vai contar com mais de 100 painelistas do Brasil e exterior nos três dias de evento para buscar caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. ˜Este evento nasceu da perspectiva de que juntos podemos encontrar caminhos diferentes e sustentáveis para transformar positivamente o território amazônico. E este é um dos nossos principais objetivos nessa jornada”, disse.

Para Joaquim Leite, que além da abertura também participa de um dos painéis do evento, a participação do governo federal nesse desafio será intensa. “O governo federal vai trazer a segurança jurídica e o ambiente de negócios propício para que o desenvolvimento da Amazônia aconteça”. Ele exemplificou com programas de pagamento de serviços ambientais que serão implantados na região e reforçou que esse é um caminho eficaz para a o desenvolvimento da Amazônia, mantendo a conservação do bioma.

Mais sobre o tema será discutido ao longo do Fórum Mundial Amazônia +21. Serão três dias de discussões em evento que acontecerá totalmente virtual e transmitido pelo site amazonia21.org e pelos canais – Facebook e YouTube –  da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Abertura do Fórum Amazônia+21

Cerimônia de abertura nesta quarta-feira. Crédito: CNI

Sobre o Amazônia+21

O Fórum Amazônia + 21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal. O programa é uma realização da FIERO, Prefeitura de Porto Velho, através da ADPVH, com correalização da CNI e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Os debates sobre os desafios e as soluções para a Amazônia acontecem a partir de quatro eixos temáticos: negócios sustentáveis, cultura, financiamento dos programas e ciência, tecnologia e inovação. Para participar, inscreva-se gratuitamente no site amazonia21.org. O evento conta com tradução simultânea em inglês e espanhol.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre o AMAZÔNIA+21!

Realização


Correalização


Open chat